Vaticano inclui evento LGBT em seu calendário oficial de 2025

  • 09/12/2024
Vaticano inclui evento LGBT em seu calendário oficial de 2025
Vaticano inclui evento LGBT em seu calendário oficial de 2025 (Foto: Reprodução)

O Vaticano incluiu um evento de católicos LGBT em seu calendário oficial de 2025. A ação representa uma abertura da Igreja Católica à comunidade gay, conforme a Reuters.

O evento é uma peregrinação do grupo italiano "La Tenda di Gionata" (Tenda de Jônatas), que acontecerá em setembro do ano que vem em Roma.

O grupo, que tem o propósito de promover o acolhimento de pessoas LGBT dentro da Igreja, vai realizar uma vigília de oração em uma paróquia local de Roma e, logo depois, fará uma peregrinação à Basílica de São Pedro.

O evento está entre as centenas de ações planejadas para o Ano Santo Católico Romano de 2025 que celebrará mais um jubileu. 

Os jubileus acontecem a cada 25 anos e Roma é o centro global do Ano Santo Católico, que começa em 24 de dezembro, na véspera de Natal, e vai até 6 de janeiro de 2026. 

Os peregrinos católicos que forem a Roma durante as celebrações do Jubileu poderão passar por "Portas Santas" que serão abertas na Basílica de São Pedro e em outras três basílicas.

Em entrevista à Reuters, uma autoridade do Vaticano negou que a inclusão do evento gay seja um apoio à ideologia LGBT.

"Não são atividades patrocinadas. Uma vez verificado que há espaço, inserimos a peregrinação no calendário geral", afirmou Agnese Palmucci, porta-voz do escritório de evangelização do Vaticano, que está organizando o Jubileu.

Críticas

Sobre os indivíduos LGBTQ, o papa Francisco demonstrou aceitação da prática homossexual, acolhendo pessoas trans no Vaticano e apoiando ativistas católicos que trabalham pela inclusão.

O cardeal Victor Manuel Fernández, nomeado por Francisco para liderar a Congregação para a Doutrina da Fé, atraiu atenção em dezembro de 2023 ao aprovar o "Fiducia Supplicans", um documento que autoriza a bênção de casais do mesmo sexo e outros casais em situações consideradas "irregulares". Além disso, ele esclareceu que pessoas transgênero podem ser batizadas e atuar como padrinhos.

Desde a publicação do documento do Vaticano autorizando a bênção gay, a medida tem sido criticada e causado discussão entre líderes e fieis católicos.

Os bispos católicos da África e Madagascar se recusaram a seguir a decisão da Igreja Católica Romana. 

Em janeiro, as conferências episcopais nacionais africanas emitiram uma declaração conjunta anunciando a decisão. No documento, assinado pelo cardeal congolês Fridolin Ambongo, os bispos afirmaram que a união homoafetiva é contrária à vontade de Deus.

Segundo Ambongo, na cultura africana, os relacionamentos LGBT “são vistos como contraditórias às normas culturais e intrinsecamente corruptas”.

O cardeal observou que a mudança, aprovada pelo papa Francisco em dezembro do ano passado, gerou escândalo e confusão entre fieis e líderes católicos africanos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/vaticano-inclui-evento-lgbt-em-seu-calendario-oficial-de-2025.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes