China exige que hinos cristãos sejam adaptados à ideologia comunista

  • 09/12/2024
China exige que hinos cristãos sejam adaptados à ideologia comunista
China exige que hinos cristãos sejam adaptados à ideologia comunista (Foto: Reprodução)

A China já exigiu que os cristãos "sinicizem" seus locais de culto, educação, estudo bíblico e até mesmo a própria Bíblia. Agora, o regime quer que os hinos também sejam adaptados à ideologia do Partido Comunista Chinês (PCC).

Sinicizar significa adaptar ou integrar algo à cultura, língua, ou sistema político da China. No contexto do Cristianismo, "sinicizar" refere-se ao processo de modificar práticas religiosas, crenças ou símbolos para alinhá-los com a ideologia, valores e normas do PCC.

Segundo o Bitter Winter, a "sinicização" também envolve uma luta para eliminar todas as características das religiões que o PCC considera "estrangeiras". Por isso, faz parte do processo reduzir a influência de tradições externas ou ocidentais.

Embora os vínculos com o período dos missionários já tenham sido cortados há tempos, o PCC ainda busca meticulosamente qualquer elemento que possa ser "desocidentalizado".

Canções 'vermelhas’

Não é raro ver canções "vermelhas" sendo tocadas em igrejas cristãs ou fora delas, em eventos que antecedem os cultos dominicais.

As canções "vermelhas" são músicas patrióticas e ideológicas associadas ao Partido Comunista Chinês (PCC) e à Revolução Cultural. Elas promovem a ideologia comunista e exaltam figuras históricas como Mao Tsé-Tung, o Partido e os valores socialistas.

Após diversas adaptações nas liturgias cristãs, agora o foco é a música. Segundo o Bitter Winter, isso não é totalmente novo, pois antigos hinos queridos foram abandonados há muito tempo.

No entanto, os cristãos agora estão sendo informados de que algo muito mais abrangente e radical é necessário.

Controle do governo

No mês passado, foi concluído em Xiamen, Fujian, o "Seminário Nacional de Treinamento de Sinicização da Música Sacra", organizado pelos Dois Conselhos Nacionais Cristãos, que são controlados pelo governo.

Mais de sessenta trabalhadores pastorais, professores teológicos e especialistas de toda a China se reuniram para discutir a "Sinicização" da música sacra cristã.

O pastor Shan Weixiang, vice-presidente do Comitê do Movimento Patriótico das Três Autonomias, fez o discurso de abertura, seguido por uma saudação do pastor Yue Qinghua, vice-presidente da Associação Cristã da China.

Foi informado aos participantes que "sinicizar" a música cristã é uma meta central do "Segundo plano quinquenal para a Sinicização do Cristianismo".

Eles devem estar preparados para abandonar ainda mais hinos antigos (embora, talvez para evitar reações, tenham sido informados de que alguns serão mantidos) e adaptar tanto as canções tradicionais chinesas quanto as canções "vermelhas".

Até mesmo a música cristã, como os crentes chineses a conhecem há séculos, parece estar prestes a desaparecer.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/china-exige-que-hinos-cristaos-sejam-adaptados-ideologia-comunista.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes